0

No day but today.

Posted by ::MaRi:: on 16:43
Se você é um daqueles amantes de musicais (ou simplesmente curioso), alugue RENT, a versão em filme do musical da Broadway. Mas prepare-se: são milhares de músicas (excelentes, por sinal) encaixadas em um enredo para lá de "alternativo".

Local? New York City, véspera de Natal de 1989. Os personagens? Mark, o cdf cineasta; Roger, o roqueiro complicado; Collins, o tranquilo professor; Angel, o drag queen recheio do bolo; Mimi, a dançarina de um clube masculino; Maureen, a revolucionária; Joanne, a advogada homossexual; e Benny, o amigo vira-casaca.

A história? Roger e Mark moram em um prédio num bairro onde ninguém tem condições de pagar o aluguel (rent, em inglês). O sogro de Benny é dono do quateirão e manda o genro ir cobrar os aluguéis atrasados que ele tinha deixado passar até agora. Então Benny propõe um trato, Roger e Mark fazem Maureen (a ex-namorada de Mark que o largou por Joanne) desistir de fazer um protesto e eles podem morar ali de graça. Roger fica em um chove-mas-não-molha com Mimi, que mora no apartamento debaixo, e Collins e Angel formam um casal gay. Mas não é só para os relacionamentos homossexuais que você tem que se preparar: Roger, Mimi, Collins e Angel são HIV positivo.

O musical é único porque trata da doença, da vida e da juventude de uma forma diferente e, como diz Lulu Santos, eles acham "válida toda forma de amor". E é esse o principal lema e tema, viva o amor. Em meio a doenças e desavenças ele deve prevalecer. E o filme retrata vários tipos dele, o não-correspondido, o complicado, o simples, o homossexual, o heterosexual, e milhares de outras facetas do sentimento mais procurado do planeta. A letra da música Seasons of Love explica bem: Como você mede a vida de alguém? Por que não medir pelo amor?

Eles também defendem a vida boêmia e o Carpe Diem (no day but today, o nome de outra música, significa 'não há nenhum outro dia a não ser hoje', em português). O fato é que os personagens não têm como pagar o aluguel, se forem despachados não têm para onde ir, mal conseguem sustentar-se mas, apesar de tudo, entregam-se à vida de tal maneira que causam inveja.

Um plus: Robert De Niro é um dos produtores e Chris Columbus (sabe, o do Harry Potter?) é o diretor. O elenco conta com Anthony Rapp (Mark Cohen), Adam Pascal (Roger Davis), Rosario Dawson (Mimi Marquez) e Taye Diggs (Benjamin Coffin III).

RENT vale a pena. É delicioso, irreverente, revolucionário e apaixonado pela vida. E sim, você vai ficar voltando naquela música que você adorou. Já para você que achou que não é seu tipo de filme, é válido dar uma olhada na trilha sonora, principalmente nas músicas Season of Love, La Vie Bohème (veja o vídeo!), No Day But Today, Light My Candle, Take Me Or Leave Me e The Tango: Maureen.

Copyright © 2009 All you need is LOVE All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates